| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

BDS News - O jornal do Con09
Desde: 30/03/2009      Publicadas: 87      Atualização: 11/05/2009

Capa |  Artigos  |  COMUNICACAO EMPRESARIAL  |  Cultura  |  Equipe BDSCon09  |  Poesia e Contos  |  Redação


 Cultura

  22/04/2009
  0 comentário(s)


O Poço do visconde- Monteiro Lobato

Veja a História de Monteiro Lobato, e a luta por petróleo no Brasil

O Poço do visconde- Monteiro Lobato- História de monteiro lobato

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubeté, Nasceu em 18 de Abril de 1882 " São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
Criado em fazenda, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Monteiro Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou num colégio. Nessa idade descobrira os livros de seu avô materno, o Visconde de Tremembé, dono de uma biblioteca imensa no interior da casa. Leu tudo o que havia para crianças em língua portuguesa. Nos primeiros anos de estudante já escrevia pequenos contos para os jornaizinhos das escolas que freqüentou.
Aos onze anos, em 1893, foi transferido para o Colégio São João Evangelista. Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L., mudou seu nome de José Renato para José Bento, a fim de utilizá-la. No ano seguinte, os pais o presentearam com uma calça comprida, que usou bastante envergonhado. Em dezembro de 1896 foi para São Paulo e, em janeiro, prestou exames das matérias estudadas na cidade natal, mas foi reprovado no curso preparatório e retornou a Taubaté.
Quando retornou ao Colégio Paulista, fez as suas primeiras incursões literárias como colaborador dos jornaizinhos Pátria, H2S e O Guarany, sob o pseudônimo de Josben e Nhô Dito. Passou a colecionar avidamente textos e recortes que o interessavam, e lia bastante. Em dezembro prestou novamente os exames para o curso preparatório e foi aprovado. Escreveu minuciosas cartas à família, descrevendo a cidade de São Paulo. Colaborou com O Patriota e A Pátria. Então, se mudou de vez para São Paulo, e tornou-se estudante interno do Instituto Ciências e Letras.
No ano seguinte, a 13 de junho de 1898, perdeu o pai, José Bento Marcondes Lobato, vítima de congestão pulmonar. Decidiu, pela primeira vez, participar das sessões do Grêmio Literário Álvares de Azevedo do Instituto Ciências e Letras. Sua mãe, vítima de uma depressão profunda, veio a falecer no dia 22 de junho de 1899.
Tendo forte talento para o desenho, pois desde menino retrata a Fazenda Buquira, tornou-se desenhista e caricaturista nessa época. Em busca de aproveitar as suas duas maiores paixões, decidiu ir para São Paulo após completar 17 anos.

O POÇO DO VISCONDE
O Poço do Visconde é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo Geologia para crianças, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicação sofreu críticas, visto que o livro afirma que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha nem poderia ter petróleo. "As afirmativas de Visconde não passavam de heresia".
O Visconde de Sabugosa descobriu entre os livros de Dona Benta um tratado de Geologia e pôs-se a estudar essa ciência - a história da terra, não da terra-mundo, mas a terra-terra, da terra-chão. Já que o pessoal do Sítio do Picapau Amarelo estava pensando em escavar um poço de petróleo por lá, ninguém melhor que o Visconde para ensinar-lhes os mistérios da Geologia.
"Nove de agosto de 1938. Nessa data jorrou petróleo pela primeira vez no Brasil. A magnífica coluna levantou-se a 40 metros do solo, descreveu uma curva no céu e caiu sob forma de chuva negra. Na maior algazarra, entre palmas e assovios, o País proclamava sua independência econômica.



  Mais notícias da seção Técnicas de Redação no caderno Cultura
08/05/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato, o petróleo e 'O Poço do Visconde'...
24/04/2009 - Técnicas de Redação - Ficção ou Realidade?
Um mistério da perigosa aventura de descobrir o petróleo no Brasil. Saiba TUDO, de como desvendei as questões Multidisciplinares desta grande obra de Lobato; "O POÇO DO VISCONDE"!...
24/04/2009 - Técnicas de Redação - "Monteiro Lobato, esteve ou não esteve a frente de seu tempo?"
"eu acho que Lobato estava sim a frente de seu tempo..."diz uma ouvinte que assistia a palestra....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - "O poço do Visconde" -Monteiro Lobato
Um pouco sobre o livro de Monteiro Lobato. "O poço d visconde"...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Visconde
Fala sobre o livro O Poço de Visconde....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Palestra - "O Poço do visconde" - Monteiro Lobato
Palestra assistida no dia 14/04/2009, na biblioteca Monteiro Lobato!...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato estara à frente de seu tempo ?...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - jo soares
José Eugênio Soares (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, diretor teatral e ator brasileiro....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Monteiro Lobato e o Poço do Visconde
Lobato...forma de pensar à frente de seu tempo... ...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O poço do Visconde
É um resumo da historia do monteiro lobato e o petroleo no Brasil...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Palestra: "O Poço do Visconde"
O que achei mais interessante na abordagem da palestra ......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato era um grande admirador do nosso país e acreditava que com suas riquezas ele poderia se desenvolver e se tornar uma grande potência.......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
O Poço do Visconde é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo Geologia para crianças, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicação sofreu críticas, visto que o livro afirma que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha ...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O poço do visconde
A palestra abordou o tema petróleo e fez a comparação com o livro poço do visconde...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - BREVE HISTÓRIA DA LITERATURA
O que seria literatura para você ?...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Monteiro Lobato
Lobato e seu Petróleo { ! }...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Machado de assis
Biografia e resumo do Romance "A Mão e a Luva"uma instigante e ambiciosa História de amor......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Lobato, O Poço do Visconde e sua relação com o Petróleo no Brasil
A história da incursão de Lobato na luta pelo petróleo no Brasil....



Capa |  Artigos  |  COMUNICACAO EMPRESARIAL  |  Cultura  |  Equipe BDSCon09  |  Poesia e Contos  |  Redação
Busca em

  
87 Notícias