| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

BDS News - O jornal do Con09
Desde: 30/03/2009      Publicadas: 87      Atualização: 11/05/2009

Capa |  Artigos  |  COMUNICACAO EMPRESARIAL  |  Cultura  |  Equipe BDSCon09  |  Poesia e Contos  |  Redação


 Cultura

  22/04/2009
  0 comentário(s)


Monteiro Lobato - prevendo o futuro....

O que achei da palestra.

Monteiro Lobato

Em 1918, Monteiro Lobato comprou a revista do Brasil e passou a dar espaço pra novos talentos,ao lado de pessoas famosas.Tornou-se,dessa forma,um intelectual engajado na causa do nacionalismo a qual dedicou uma preocupação fundamental,tanto na ficção quanto no ensaio e no panfleto. Críticos de costumes,no qual não faltava a nota de sarcasmo e da caricatura,de sua obra elevou-se largo sopro de humanidade e brasileirismo .Nas mãos de Monteiro Lobato,a Revista do Brasil prosperou e ele pôde montar uma empresa editorial,sempre dando espaço para os novatos e divulgando obras de artistas modernistas.

Lobato também foi precursor de algumas idéias muito interessantes no campo editorial. Ele dizia que "Livros é sobremesa: tem que ser posto debaixo do nariz do freguês".Com isso em mente passou a tratar os livros como produtos de consumo,como capas coloridas e atraentes,e uma produção impecável.Criou também uma política de distribuição,novidade na época:vendedores autônomos e distribuidores espalhados por todo país.Logo fundou a editora Monteiro Lobato & Cia.com a obra O Problema Vital,conjunto de artigos sobre a saúde pública,seguindo pela tese O Saci Pererê:Resultado de um inquérito.

Em 1920 o conto Os Faroleiros serviu de argumento para um filme dirigido pelos cineastas Antonio Leite e Miguel Milani. Meses depois, publicou Negrinha e A Menina do Narizinho Arrebitado, sua primeira obra infantil , e que deu origem a Lúcia, mais conhecida como a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo. O livro foi lançado em dezembro de 1920 visando aproveitar a época de Natal. A capa e os desenhos eram de Lemmo Lemmi , um famoso ilustrador da época. Em janeiro de1921, os anúncios na imprensa noticiaram a distribuição de exemplares gratuitos de A Menina do Narizinho Arrebitado nas escolas, num total de 500 doações, tornando-se um fato inédito na indústria editorial. O sucesso entre as crianças gerou continuações: Fábulas de Narizinho (1921), O Saci (1921), O Marquês de Rabicó (1922), A Caçada da Onça (1924), O Noivado de Narizinho (1924), Jeca Tatuzinho (1924) e O Garimpeiro do Rio das Garças (1924), entre outros.

Tais novidades repercutiram em altas tiragens dos livros que editava, a ponto de dedicar-se à editora em tempo integral, entregando a direção da Revista do Brasil a Paulo Prado e Sérgio Millet. A demanda pelos livros era tão grande que ele importou mais máquinas dos Estados Unidos e da Europa para aumentar seu parque gráfico. Porém, uma grave seca cortou o fornecimento de ENERGIA ELÉTRICA , e a gráfica só podia funcionar dois dias por semana. Por fim, o presidente Artue Bernardes desvalorizou a moeda e suspendeu o redesconto de títulos pelo Banco do Brasil , gerando um enorme rombo financeiro e muitas dívidas ao escritor.

Lobato só teve uma escolha: entrou com pedido de falência em julho de 1925. Mesmo assim não significou o fim de seu projeto editorial. Ele já se preparava para abrir outra empresa, a Companhia Editora Nacional, em sociedade com Octalles Marcondes e, em vista disso, transferiu-se para o Rio de Janeiro.

Os "produtos" dessa nova editora abrangiam uma variedade de títulos, inclusive traduções de Hans Staden e Jean de Léry. Além disso, os livros garantiam o "selo de qualidade" de Monteiro Lobato, tendo projetos gráficos muito bons e com enorme sucesso de público.


E uma maneira bem legal,de conhecer mais sobre a hitória de Monteiro Lobato,é participando de paléstras,assim como tive a oportunidade de paticipar de uma que foi na Quarta- feira 14/04/09.Foi muito bom!!!
  Autor:   Lisandra Conceição


  Mais notícias da seção Técnicas de Redação no caderno Cultura
08/05/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato, o petróleo e 'O Poço do Visconde'...
24/04/2009 - Técnicas de Redação - Ficção ou Realidade?
Um mistério da perigosa aventura de descobrir o petróleo no Brasil. Saiba TUDO, de como desvendei as questões Multidisciplinares desta grande obra de Lobato; "O POÇO DO VISCONDE"!...
24/04/2009 - Técnicas de Redação - "Monteiro Lobato, esteve ou não esteve a frente de seu tempo?"
"eu acho que Lobato estava sim a frente de seu tempo..."diz uma ouvinte que assistia a palestra....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - "O poço do Visconde" -Monteiro Lobato
Um pouco sobre o livro de Monteiro Lobato. "O poço d visconde"...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Visconde
Fala sobre o livro O Poço de Visconde....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Palestra - "O Poço do visconde" - Monteiro Lobato
Palestra assistida no dia 14/04/2009, na biblioteca Monteiro Lobato!...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato estara à frente de seu tempo ?...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - jo soares
José Eugênio Soares (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), mais conhecido como Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, diretor teatral e ator brasileiro....
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Monteiro Lobato e o Poço do Visconde
Lobato...forma de pensar à frente de seu tempo... ...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O poço do Visconde
É um resumo da historia do monteiro lobato e o petroleo no Brasil...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Palestra: "O Poço do Visconde"
O que achei mais interessante na abordagem da palestra ......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
Monteiro Lobato era um grande admirador do nosso país e acreditava que com suas riquezas ele poderia se desenvolver e se tornar uma grande potência.......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do Visconde
O Poço do Visconde é um livro infantil de autoria de Monteiro Lobato e foi publicado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo Geologia para crianças, e foi ilustrada pelo cartunista Belmonte. Sua publicação sofreu críticas, visto que o livro afirma que havia petróleo no Brasil enquanto que os técnicos do governo diziam que o Brasil não tinha ...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O poço do visconde
A palestra abordou o tema petróleo e fez a comparação com o livro poço do visconde...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - BREVE HISTÓRIA DA LITERATURA
O que seria literatura para você ?...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - O Poço do visconde- Monteiro Lobato
Veja a História de Monteiro Lobato, e a luta por petróleo no Brasil...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Monteiro Lobato
Lobato e seu Petróleo { ! }...
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Machado de assis
Biografia e resumo do Romance "A Mão e a Luva"uma instigante e ambiciosa História de amor......
22/04/2009 - Técnicas de Redação - Lobato, O Poço do Visconde e sua relação com o Petróleo no Brasil
A história da incursão de Lobato na luta pelo petróleo no Brasil....



Capa |  Artigos  |  COMUNICACAO EMPRESARIAL  |  Cultura  |  Equipe BDSCon09  |  Poesia e Contos  |  Redação
Busca em

  
87 Notícias